Membros

Sandra Noemi Cucurullo de Caponi

Professora Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Politica da da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Filosofia – Universidad Nacional de Rosário (Argentina), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, realizou um primeiro Pós-doutorado na Universidade de Picardie (França) em 2000, e um Pós-doutorado Sênior na EHESS (Paris- França) em 2011. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC no período de 2003 a 2007.Consultor ad hoc de diversas publicações cientificas. É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nível 1D. Atuou como professora visitante na EHESS (Paris- França), no College de France (Paris), na Universidad Nacional de Colombia (Medellín); na Universidad Nacional de Rosario (Argentina). Desenvolve seu trabalho na área de epistemologia e história das ciências biomédicas e na área de Bioética. É professora permanente do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da mesma Instituição, é colaboradora do Programa de Mestrado profissional em Saúde Mental. Coordena o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, “Sociologia, Filosofia e história das ciências da saúde” e participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Profissões e Instituições-NEPPI e do NUPEBIC Núcleo de Estudos em Bioética cotidiana. Conta com diversas teses de doutorado e dissertações de mestrado orientadas e defendidas. No ano de 2013 o livro “Loucos e Degenerados: uma genealogia da psiquiatria ampliada” foi finalista do 55º Prêmio Jabuti na área de Psicologia e Psicanálise.

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Silvia Cardoso Bittencourt

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (2010). Atua como pesquisadora e docente nas área de Saúde Coletiva e Ciências Humanas, com ênfase nos seguintes temas: interdisciplinaridade, história da farmacologia, história das ciências da saúde, plantas medicinais, medicamentos, itinerários terapêuticos, atenção primária em saúde e bioética. 

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María Fernanda Vásquez-Valencia

 

Possui graduação em Bacteriología y Laboratorio Clínico – Universidad de Antioquia (2001) e Mestrado em História – Universidad Nacional de Colombia – Sede Medellín (2008). Doutora em Ciências Humanas (2015) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro dos grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde (NESFiS) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Profissões e Instituições (NEPPI) da mesma universidade. Foi pesquisadora da Universidad de Antioquia e Universidad Nacional da Colômbia, Medellín e Docente da Universidade de Antioquia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, da Saúde e da Medicina,atuando principalmente nos seguintes temas: doença, medicina, teorias médicas, história conceitual, história da psiquiatria, medicalização e psiquiatrização da infância.

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João Matheus Acosta Dallmann

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Sociologia pela UFSC. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política pela mesma Universidade. Membro da Asociación Latinoamericana de Sociología (2013-2015). Pesquisas nas áreas de Sociologia da Pobreza com enfase nos Programas de Transferência Condicionada de Renda (PTCR), principalmente o Programa Bolsa Família (PBF) no Brasil e o Revenu de Solidarité Active (RSA) na França, e, nos estudos sobre medicalização da pobreza e da infância em políticas sociais. É membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, “Sociologia, Filosofia e História das ciências da saúde”, coordenado pela professora Titular do Departamento de Sociologia Política Sandra Noemi C. de Caponi. 

 

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 Ana Cristina Costa Lima

Psicóloga, com doutorado em Ciências Humanas (UFSC, 2012), estágio doutoral (bolsista CAPES nº3843106) na Université Michel de Montaigne Bordeaux III; Mestrado em Saúde Pública (UFSC, 2006); especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP/MS/Rede Unida, 2006); psicoterapeuta (individual e grupos, no RJ e Florianópolis, de 1989-2005), com formação e trabalho em Somaterapia (1983-1989, com Roberto Freire); experiência profissional em editoria de livros (1989-1997); professora na educação básica (2001-2003). Participou na política da categoria dos psicólogos, principalmente em relação às políticas públicas, no controle social do SUS, em fóruns e conselhos de saúde (2001-2008). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e do Curso de Graduação em Psicologia na mesma universidade. Desenvolve pesquisas sobre medicalização da infância e o Programa Saúde na Escola e sobre a percepção de profissionais de saúde sobre o próprio trabalho e a formação da Rede de Atenção Psicossocial no SUS. Participa, desde 2006, do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde, coordenado pela Profª. Dra. Sandra Caponi, na UFSC (DGP-CNPq). Coordena, na Unochapecó, o Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho em Saúde (DGP-CNPq).

Attiliana De Bona Casagrande

Attiliana De Bona Casagrande

Cientista Social (licenciatura e bacharel) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Durante a graduação foi bolsista em três projetos de iniciação científica (PIBIC) financiados pela Fundação Araucária, na área de ciência política; e, em três projetos de iniciação científica (PIBIC) financiados pelo CNPq, na área de História das Ciências da Saúde, especificamente a História da Loucura e da Psiquiatria. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde – NESFHis/UFSC.

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Guilherme Chiappa

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalha com os temas da medicalização do comportamento infantil e judicialização da saúde. Membro do Núcleo de estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Fernando Hellmann

Possui graduação em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Especialização em Fitoterapia pelo Instituto de Saúde Doutor Bezerra de Menezes (2008). Formação em Bioética Clínica e Social pela Red Latino-Americana y del Caribe de Bioética de la UNESCO (2011). Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutorado em Saúde Coletiva pela UFSC (2014). Editor-Adjunto do periódico “Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares” ISNN 2116-915X online/ ISSN 2116-7580 impresso. Membro fundador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva – NUPEBISC (UFSC).  Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa UNISUL (2012 atual). Vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina (2014 atual). Secretário da Sociedade Brasileira de Bioética (2014 atual). Tem atuando principalmente nos seguintes temas:  Práticas Integrativas e Complementares (ênfase em Termalismo e Fitoterapia), Saúde coletiva, Bioética, Ética em Pesquisa.

 

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Cristina Folster

Graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formação em Saúde Mental pelo Instituto para Formação Continuada em Educação (IFCE). Formação e Especialização (3º ano) em Gestalt Terapia pelo Comunidade Gestáltica – Clínica e Escola de Psicoterapia. Psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II do município de São José/SC. Supervisora Técnica do Estágio em Psicologia da Saúde do Centro Universitário Estácio de Sá/SC. Mestranda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – UFSC.

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Karina Gomes Giusti

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e Pedagogia pela Universidade São Marcos (São Paulo). Realizou estágios no MAE-USP (Museu de Arqueologia e Etnologia). Tem experiência na área de Educação e Ciências Sociais com ênfase em sociologia da educação, assessoria à ONGS e instituições educacionais. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde – NESFHis/UFSC.

 

Fabíola Stolf Brzozowski

Possui graduação em Farmácia, Especialização em Saúde da Família, mestrado em Saúde Pública, Doutorado em Saúde Coletiva, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua principalmente nos seguintes temas: medicalização da infância, ciências humanas e saúde, assistência farmacêutica e saúde coletiva. É professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Erechim (RS).

 

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Graziele Regina de Amorim Arraes

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: AIDS, prevenção, noção de risco e biopolítica.

 

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Débora Previatti

Doutoranda em Sociologia Política pela UFSC. Possui mestrado em Sociologia Política (2015), especialização em gestão da Saúde Pública pela UFSC (2013) e em residência multiprofissional em Saúde da Família pela UFPR (2007), graduação em Farmácia pela UFPR (2004) e cursa bacharelado em ciências sociais na UFSC. Está vinculada à linha de pesquisa Cultura, educação, gênero, gerações e etnias. É membro do METRÓPOLIS – Laboratório de Pesquisa Social e do Núcleo “Sociologia, Filosofia e História das ciências da saúde”.

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 Denise Ayres d’Avila

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003). Graduanda do curso de Ciências Sociais pela Universidade de Santa Catarina. Pós-Graduanda do curso de Atenção à Saúde da Pessoa Idoso, por meio do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI, UFSC. Pós-Graduanda do curso de Diversidade e Gênero da UFSC. Atualmente é psicóloga do Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Programas de Atendimento Comunitário.

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Aline Brandão

Possui Graduação/Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), Graduação/Formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Mestrado em Psicologia Social (Linha de Pesquisa Saúde Mental e Trabalho) pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE – e doutoranda em Ciência Humanas (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Trabalho, Psicologia Organizacional e do Trabalho.

 

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Valquiria Farias Bezerra Brandão

Possui Graduação Em Enfermagem e Obstetrícia – Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e especialização em Educação Profissional – Enfermagem (2003) pela UFPE-FIOCRUZ. Doutora em Ciências Humanas pelo PPICH da UFSC modalidade DINTER (2014), professora titular do Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Pesqueira. Orientadora dos programas PIBIC Cnpq, PIBIC af, PIBIC grad IFPE e BIA FACEPE. É líder do grupo de pesquisa Cuidado e Promoção à Saúde (IFPE) e membro do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências das Saúde (UFSC).Tem experiência na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Saúde Mental, Assistência Domiciliar e Sistematização da Assistência de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Enfermagem, Enfermagem em Saúde Mental e Cuidado em Saúde.

 

Reinaldo Bechler

Reinaldo Guilherme Bechler

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Doutorado em História Contemporânea pela Universität Würzburg (2010) e Pós-Doutorado em História da Ciência – Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atua atualmente como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Ciência, História das Ciências da Saúde, Divulgação e Comunicação Científica, atuando principalmente nas seguintes áreas: História da Hanseníase, Educação e Saúde, Divulgação Científica, Comunicação Científica.

 

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Liane Keitel

 Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo – UPF(1989). Mestrado em Psicopalogia e Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Aplicada de Lisboa – PT – ISPA (1998), e Mestrado em Ciências Ambientais pela UNOCHAPECO/SC, (2008),  onde iniciei estudos sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Atuei como professora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2000 – 1013) atuando tutora do PET- Saúde/MS, e fazendo parte da Comissão Coordenadora do PRÒ – Saúde Proposta Integrada UNOCHAPECO – SMS/Chapecó/SC. Tenho experiência como psicóloga clínica e orientadora de estágio, com interesse pela sua inserção em espaços emergentes, como no campo da saúde/saúde mental,  buscando pensar as reorientações conceituais das ferramentas clínicas, enquanto dispositivos efetivos para construção de ações intersetoriais através de atendimentos coordenados na atenção em rede, e com olhar ampliado sobre o sujeito. Tenho atuado com a rede de proteção a infância, onde ressalto a preocupação com construção de práticas capazes de criar possibilidades de desenvolvimento, e articuladoras dos serviços da rede de atendimento a infância e juventude, visando uma cultura de atendimento protetiva. Atualmente doutoranda do Programa de Doutorado Interdisciplinar  em Ciências Humanas da UFSC.

 

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Oscar Gallo

Possui graduação em História – Universidad Nacional de Colombia – Sede Medellín (2004), mestrado em História – Universidad Nacional de Colombia – Sede Medellín (2010) e doutorado em história da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e saúde, medicina do trabalho, legislação trabalhista, doenças profissionais.