simposio

O III Simpósio “A Vida Medicada: A Medicalização da Infância”, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de novembro de 2015 no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), busca discutir a partir diversas perspectivas (sociológica, histórica, cultural e de saúde) alguns dos conceitos, teorias, argumentos, dificuldades e certezas pelos quais foram construídos os saberes utilizados para a detecção precoce de patologias psiquiátricas na infância, tais como TDHA, dislexia e outras. Assim como as maneiras de objetivação dos denominados transtornos infantis e os diferentes mecanismos e estratégias de prevenção e identificação de supostos transtornos de comportamento e da aprendizagem em crianças principalmente em idade escolar. Por sua vez, o simpósio pretende gerar um espaço de interação e troca com pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados em discutir os limites e dificuldades do processo de medicalização da infância. Nesse sentido foram definidos três eixos temáticos do evento:

1. O DSM e a proliferação de novos diagnósticos: procura indagar sobre a influência do DSM na multiplicação de novos transtornos e os diferentes mecanismos de categorização dos sofrimentos psíquicos.
  2. A medicalização da infância em perspectiva histórica: pretende compreender a partir da analise histórica o processo de criação dos chamados transtornos mentais da infância, o sistema classificatório utilizado, o surgimento dos testes e os modelos estadísticos, assim como as mudanças, continuidades e descontinuidades no saber médico psiquiátrico como parte da medicalização infantil e a detecção de diagnósticos precoces.
  3. Ética, indústria farmacêutica e medicalização da infância: busca analisar criticamente o papel da indústria farmacêutica no processo de medicalização infantil, suas implicações éticas e os dispositivos de patologização dos sofrimentos psíquicos.

Faça sua inscrição gratuitamente clicando aqui

Inscreva aqui o seu trabalho  Prazo final: 1/9/2015